A novidade para o mercado brasileiro este ano é o lançamento da Toyota que revolucionou o mercado de empilhadeiras.Trata-se da nova linha Série 8 Toyota - 8FG18, primeira no mundo com suspensão ativa, acionada à combustão.
Fruto da parceria entre a Toyota e BT, este modelo apresenta diferenciais que influenciam diretamente na performance e qualidade de seus serviços. Confira: |
 |
Maior aproveitamento de estocagem: ideal para uma estocagem ágil e eficiente, mesmo em corredores estreitos, o modelo 8FG18 é menor que as empilhadeiras de 2,5 toneladas, porém possui capacidade de até 1.750 kg de carga (quando no Brasil, o peso médio de cargas é de 1.250 kg):
Economia de combustível: seu motor de 53HP é o mesmo utilizado em empilhadeiras de 2,5ton (8FG25), porém com menor tamanho, resultando em menos gasto em abastecimento;
Ergonomia: mais conforto aos operadores, graças à maior visibilidade das pontas dos garfos, maior área de piso, alças de acesso dimensionadas e posicionadas de maneira melhor, além de um volante com diâmetro menor e freio de estacionamento ativado pelo pé. Ou seja, mais produtividade, pois o operador se cansa menos e se mantém em posição de operação por muito mais tempo;
Segurança superior: graças ao exclusivo SAS (Sistema de Estabilidade Ativa),a série 8 possui mais estabilidade nas curvas e inclui um controlador da função do mastro e um sincronizador de direção. Além disso, conta com o exclusivo OPS (Operator Presence Sensing), que interrompe as funções de carga e percurso quando o operador não está na posição correta. |
Destaque: Excelente mobilidade no manejo de carga e segurança são requisitos básicos que parecem contraditórios, mas com o Sistema Ativo de Estabilidade (SAS) controlado por microprocessador, exclusivo da Toyota, a união desses conceitos deixou de ser um sonho. Agora as operações têm a qualidade de controles computadorizados, da movimentação ao manejo de carga.
EXCLUSIVIDADE: Estabilizador Ativo do Eixo Traseiro
Durante um giro as empilhadeiras tendem a ser instáveis. É por isso que o Estabilizador Ativo do Eixo Traseiro é tão importante, uma vez que ele controla ativamente a estabilidade do veículo, monitorando a empilhadeira e também interrompendo o balanço do eixo traseiro através de um equilibrado contato com o solo. Assim, excelentes características de manejo e estabilidade são mantidas durante trabalhos rápidos, reduzindo ainda o risco de instabilidade da empilhadeira.
EXCLUSIVIDADE: Controlador Ativo da Função do Mastro
|
• Controle de Inclinação do Mastro para Frente
Controla o ângulo de inclinação do mastro de acordo com a altura e o peso da carga elevada ou transportada para reduzir o perigo da queda da carga ou o tombamento da empilhadeira durante uma operação delicada.
• Controlador Ativo da Velocidade de Inclinação do Mastro para Trás
A velocidade de inclinação mastro é controlada de acordo com a altura do garfo para reduzir o risco de instabilidade da carga.
|
EXCLUSIVIDADE: Válvula Antivazamento Interno 
Reduz a perda da pressão hidráulica que pode ocasionar queda do garfo e causa inclinação do mastro para a frente*1
* 1 Sempre abaixe totalmente o garfo e desligue o motor quando a empilhadeira não for mais usada.
EXCLUSIVIDADE: Sincronizador Ativo da Direção  |
Mantém a posição da direção sincronizada coma posição da roda traseira. |

|
Sistema de Abaixamento Fácil dos Garfos |
O sistema hidráulico controla automaticamente a velocidade do garfo para reduzir o impacto e o barulho do garfo ao entrar em contato com o solo. |

|
Sensor do Monitor de Operação  |
A luz de aviso e o alarme são ativados conjuntamente para alertar o operador que o SAS não está em funcionamento. |

|
Luz indicadora de estabilidade (exclusividade dos modelos SAS). |

|
EXCLUSIVIDADE: Controle Automático do Nível do Garfo  |
Pressionando-se o botão na parte superior da alavanca de inclinação do mastro, ao movê-lo de trás para frente, os garfos são automaticamente posicionados horizontalmente, facilitando a inserção e/ou extração dos mesmos nos pallets. |

|
EXCLUSIVIDADE: Sensor para Bloqueio de Carga 
O bloqueador da pressão hidráulica foi projetado de forma que, enquanto o motor estiver desligado, os garfos não possam ser abaixados, mesmo que a alavanca seja acionada.
|